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Projeto apoiado pelo PADE, Pérola Negra engrandece Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo


O evento contou com oficinas de muda de jabuticaba, integrante do projeto Pérola Negra, ou seja, atende desde o plantio da muda até a venda do produto final.

Publicado em 18/11/2024 - 10:50

Realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, a Festa da Jabuticaba, promovida pelo Lions Club de Cachoeira do Campo, reuniu um público de mais de 25 mil pessoas para apreciar os mais variados pratos à base de jabuticaba. Este ano o evento contou com apoio do projeto “Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local”, que está organizando e mobilizando os produtores da Jabuticaba, promovendo não apenas a fruta, mas também produtos de inovação, derivados, como licores, doces e vinhos. O projeto ainda vai oferecer o acesso a capacitações e treinamentos para melhorar a qualidade dos produtos e fortalecer a comercialização durante o evento.

"É importante frisar, com o projeto atuando na Festa da Jabuticaba, nós fomentamos o impacto do evento, promovendo a economia local e ampliando o alcance cultural e turístico de Cachoeira do Campo", explica Saulo Filardi, do Lions Club de Cachoeira do Campo.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, a Festa premiou os melhores produtos a base de jabuticaba, garantindo a cada ano a melhoria da qualidade. Vó Pia, de São Bartolomeu, ficou em 1º lugar na categoria “produto inovação”. A empresa É da Praça faturou 1º lugar com seu licor de jabuticaba. E Lá do Pé foi a campeã na categoria melhor geleia de jabuticaba. O evento contou com oficinas de muda de jabuticaba, integrante do projeto Pérola Negra, ou seja, atende desde o plantio da muda até a venda do produto final. 

Bruno Ulhoa, coordenador do Núcleo PADE ADOP, explica que o “Pérola Negra” é um dos projetos em destaque aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (CONDES) atendendo três eixos do Plano de Apoio a Diversificação Económica de Ouro Preto (PADE): empreendedorismo, turismo e agropecuária.

A partir do projeto, a região vai se transformar em um Arranjo Produtivo Local (APL), o que significa que a jabuticaba poderá se tornar um símbolo de identidade e desenvolvimento para Cachoeira do Campo e adjacências, alcançando ainda o selo de Indicação Geográfica (IG).

De acordo com o diretor de APL e cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Abreu, várias entidades da região e do Estado estão participando e/ou apoiando o projeto Pérola Negra, como a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, que financia o projeto por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FUNDES).

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Projeto apoiado pelo PADE, Pérola Negra engrandece Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo

Realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, a Festa da Jabuticaba, promovida pelo Lions Club de Cachoeira do Campo, reuniu um público de mais de 25 mil pessoas para apreciar os mais variados pratos à base de jabuticaba. Este ano o evento contou com apoio do projeto “Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local”, que está organizando e mobilizando os produtores da Jabuticaba, promovendo não apenas a fruta, mas também produtos de inovação, derivados, como licores, doces e vinhos. O projeto ainda vai oferecer o acesso a capacitações e treinamentos para melhorar a qualidade dos produtos e fortalecer a comercialização durante o evento.

"É importante frisar, com o projeto atuando na Festa da Jabuticaba, nós fomentamos o impacto do evento, promovendo a economia local e ampliando o alcance cultural e turístico de Cachoeira do Campo", explica Saulo Filardi, do Lions Club de Cachoeira do Campo.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, a Festa premiou os melhores produtos a base de jabuticaba, garantindo a cada ano a melhoria da qualidade. Vó Pia, de São Bartolomeu, ficou em 1º lugar na categoria “produto inovação”. A empresa É da Praça faturou 1º lugar com seu licor de jabuticaba. E Lá do Pé foi a campeã na categoria melhor geleia de jabuticaba. O evento contou com oficinas de muda de jabuticaba, integrante do projeto Pérola Negra, ou seja, atende desde o plantio da muda até a venda do produto final. 

Bruno Ulhoa, coordenador do Núcleo PADE ADOP, explica que o “Pérola Negra” é um dos projetos em destaque aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (CONDES) atendendo três eixos do Plano de Apoio a Diversificação Económica de Ouro Preto (PADE): empreendedorismo, turismo e agropecuária.

A partir do projeto, a região vai se transformar em um Arranjo Produtivo Local (APL), o que significa que a jabuticaba poderá se tornar um símbolo de identidade e desenvolvimento para Cachoeira do Campo e adjacências, alcançando ainda o selo de Indicação Geográfica (IG).

De acordo com o diretor de APL e cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Abreu, várias entidades da região e do Estado estão participando e/ou apoiando o projeto Pérola Negra, como a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, que financia o projeto por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FUNDES).


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