(31)991609001
radiorealfmoficial radiorealfmoficial youtube
Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Programação
  • Notícias
  • Vagas de emprego
  • Contato

  • Quem Somos
  • Eventos
  • Programação
  • Notícias
  • Vagas de emprego
  • Contato
radiorealfmoficial radiorealfmoficial (31)991609001
Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
Natal de Ouro Preto atraiu 40 mil pessoas e movimentou quase R$ 9 milhões
Evento consolidou a cidade como destino turístico para as festas de fim de ano, com apresentação de mais de 400 artistas


Foto Ane Souz

Publicado em 24/01/2024 - 20:18

O Natal de Ouro Preto atraiu mais de 40 mil pessoas e deixou um resultado econômico positivo de R$ 8,8 milhões para a cidade, gerado nos 30 dias em que a cidade histórica e patrimônio mundial recebeu a iluminação especial, entre 8 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro deste ano.

Com mais de um milhão de pontos de luz acesos e a maior árvore de Natal das cidades históricas mineiras, a cidade teve uma programação que envolveu a comunidade local e turistas para conferir uma paisagem diferente da cidade histórica. A agenda incluiu cortejos, apresentações teatrais e culturais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folias de Reis e de Corais, reabertura da Casa da Ópera depois de meses de reforma e uma pitada do carnaval, com apresentações do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade no Brasil. As projeções mapeadas na Igreja de São Francisco de Assis e na Casa da Ópera geraram imagens que figuraram nas galerias de fotos do Natal, em todo o mundo.

Segundo o coordenador geral do Natal de Ouro Preto – Luz e História, Gilson Antunes, o evento foi criado com a proposta de, além de gerar uma oportunidade de lazer para a população, atrair turistas para o mês de dezembro. “Antes, a cidade recebia poucos visitantes nesse período.  Com a programação especial, alcançamos os corações da nossa comunidade e também dos turistas que vieram para as ruas para conferir de perto a emoção e a alegria do Natal, o que rendeu ganhos para hotéis, restaurantes e bares, comerciantes e artesãos, entre outros”, explica.  

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural.

Pesquisa sobre Natal de Ouro Preto

A Holofote Cultural, empresa promotora do evento, fez uma pesquisa junto ao público que acompanhou a programação do Natal de Ouro Preto – Luz e História, com a participação de 141 voluntários. 51,1% são de Ouro Preto, 11,3% de Belo Horizonte e 5% de Mariana. Houve, ainda, a presença de turistas de diversas partes do país, além de 2,1% de estrangeiros nos cortejos, projeções e demais eventos, provenientes do Japão, México e Equador. 

Com maioria de mulheres (62,4%), o evento também atraiu um público qualificado. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados têm pelo menos o ensino superior completo. Outro fator importante foi a média de gastos na cidade, durante os dias da programação. Os turistas registraram média de R$ 294,75/dia e os ouro-pretanos gastaram cerca de R$ 125,43/dia, para conferirem a programação do Natal de Ouro Preto, o que representa que os turistas tiram gasto média mais do que o dobro do que dos moradores, indicando um impacto econômico mais expressivo dos turistas na cidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, a injeção de recursos na economia local, durante o Natal de Ouro Preto, tem seu alcance multiplicado para oportunidades futuras. “As imagens geradas pelo evento correram o mundo, o que mostra a beleza e o potencial de Ouro Preto para uma visita. Quem não veio desta vez, com certeza vai se programar para vir no futuro. A diversidade de atrativos e a participação expressiva de público, tanto local como os turistas, indicam que o Natal de Ouro Preto não apenas cumpriu seu propósito cultural, mas também desempenhou um papel vital na promoção do turismo e no estímulo à economia da região”, conclui.

Compartilhar:

Outras notícias
Ver todas +

Ouça onde e quando quiser
Ouça todos os podcasts
Principais
Com apoio do PADE, Ouro Preto celebra encerramento do Circuito Feiras com expositores dos distritos
29/10/2025
Com apoio do PADE, Ouro Preto celebra encerramento do Circuito Feiras com expositores dos distritos
Principais
Velino lança seu terceiro disco no dia 15 de novembro em festa no Acuruí, distrito de Itabirito
23/10/2025
Velino lança seu terceiro disco no dia 15 de novembro em festa no Acuruí, distrito de Itabirito
Principais
Janelas de prospecção revelam a história oculta da Estação Ferroviária de Moeda
21/10/2025
Janelas de prospecção revelam a história oculta da Estação Ferroviária de Moeda




Natal de Ouro Preto atraiu 40 mil pessoas e movimentou quase R$ 9 milhões
Evento consolidou a cidade como destino turístico para as festas de fim de ano, com apresentação de mais de 400 artistas

O Natal de Ouro Preto atraiu mais de 40 mil pessoas e deixou um resultado econômico positivo de R$ 8,8 milhões para a cidade, gerado nos 30 dias em que a cidade histórica e patrimônio mundial recebeu a iluminação especial, entre 8 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro deste ano.

Com mais de um milhão de pontos de luz acesos e a maior árvore de Natal das cidades históricas mineiras, a cidade teve uma programação que envolveu a comunidade local e turistas para conferir uma paisagem diferente da cidade histórica. A agenda incluiu cortejos, apresentações teatrais e culturais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folias de Reis e de Corais, reabertura da Casa da Ópera depois de meses de reforma e uma pitada do carnaval, com apresentações do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade no Brasil. As projeções mapeadas na Igreja de São Francisco de Assis e na Casa da Ópera geraram imagens que figuraram nas galerias de fotos do Natal, em todo o mundo.

Segundo o coordenador geral do Natal de Ouro Preto – Luz e História, Gilson Antunes, o evento foi criado com a proposta de, além de gerar uma oportunidade de lazer para a população, atrair turistas para o mês de dezembro. “Antes, a cidade recebia poucos visitantes nesse período.  Com a programação especial, alcançamos os corações da nossa comunidade e também dos turistas que vieram para as ruas para conferir de perto a emoção e a alegria do Natal, o que rendeu ganhos para hotéis, restaurantes e bares, comerciantes e artesãos, entre outros”, explica.  

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural.

Pesquisa sobre Natal de Ouro Preto

A Holofote Cultural, empresa promotora do evento, fez uma pesquisa junto ao público que acompanhou a programação do Natal de Ouro Preto – Luz e História, com a participação de 141 voluntários. 51,1% são de Ouro Preto, 11,3% de Belo Horizonte e 5% de Mariana. Houve, ainda, a presença de turistas de diversas partes do país, além de 2,1% de estrangeiros nos cortejos, projeções e demais eventos, provenientes do Japão, México e Equador. 

Com maioria de mulheres (62,4%), o evento também atraiu um público qualificado. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados têm pelo menos o ensino superior completo. Outro fator importante foi a média de gastos na cidade, durante os dias da programação. Os turistas registraram média de R$ 294,75/dia e os ouro-pretanos gastaram cerca de R$ 125,43/dia, para conferirem a programação do Natal de Ouro Preto, o que representa que os turistas tiram gasto média mais do que o dobro do que dos moradores, indicando um impacto econômico mais expressivo dos turistas na cidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, a injeção de recursos na economia local, durante o Natal de Ouro Preto, tem seu alcance multiplicado para oportunidades futuras. “As imagens geradas pelo evento correram o mundo, o que mostra a beleza e o potencial de Ouro Preto para uma visita. Quem não veio desta vez, com certeza vai se programar para vir no futuro. A diversidade de atrativos e a participação expressiva de público, tanto local como os turistas, indicam que o Natal de Ouro Preto não apenas cumpriu seu propósito cultural, mas também desempenhou um papel vital na promoção do turismo e no estímulo à economia da região”, conclui.


Compartilhar:

Principais
Com apoio do PADE, Ouro Preto celebra encerramento do Circuito Feiras com expositores dos distritos

29/10/2025
1 2 3 4
Principais
Velino lança seu terceiro disco no dia 15 de novembro em festa no Acuruí, distrito de Itabirito

23/10/2025
1 2 3 4
Principais
Janelas de prospecção revelam a história oculta da Estação Ferroviária de Moeda

21/10/2025
1 2 3 4
Principais
Feira inédita no Largo do Marília encerra Projeto “Circuitos De Feiras” com apoio do PADE e recursos do FUNDES

15/10/2025
1 2 3 4

Ouça onde e quando quiser
Ouça todos os podcasts




logomarca
(31) 3551-0412
contato@real.fm.br
radiorealfmoficial Youtube realfmoficial radiorealfmoficial
(31)99160-9001
Logomarca
(31) 3551-0412
contato@real.fm.br
radiorealfmoficial Youtube realfmoficial radiorealfmoficial

Ouça ao vivo
(31)99160-9001

©2025 | Desenvolvido por Masterix Sistemas
©2025 | Desenvolvido por Masterix Sistemas