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Prefeitura de Ouro Preto paga quase 40% da tarifa do transporte público




Publicado em 21/09/2023 - 13:11

Para manter acessível o preço das tarifas do transporte coletivo, a Prefeitura de Ouro Preto assume todos os meses, junto ao Consórcio Rota Real, a diferença do índice de reajuste. A medida está prevista na Lei 1269/22 e é uma iniciativa implantada pelo prefeito Angelo Oswaldo. Com isso, o município repassa ao Consórcio um percentual de 39,07% sobre o montante das tarifas pagas pelo usuário, o que representa a diferença da correção. Há, pelo menos, três anos não ocorrem reajustes nas tarifas.

O repasse é feito pela Secretaria de Segurança e Trânsito de Ouro Preto que utiliza a receita das empresas e, com base na arrecadação, é feito o pagamento do diferencial como subsídio. De janeiro a julho deste ano, a receita do Consórcio foi de R$9.001.983,82. A partir deste valor, foi aplicado o percentual de 39,7% que seria o índice de reajustes acumulados e não repassados ao usuário. A Prefeitura de Ouro Preto assumiu no primeiro semestre de 2023 o valor de R$3.573.748,12, que seria pago pela população.

O Consórcio Rota Real gerencia 43 linhas de ônibus do transporte coletivo em Ouro Preto e distritos. O subsídio não tem um valor fixo, porque o percentual é feito com base no número de usuários do serviço e, muitas vezes, há variação para mais ou para menos.

A complementação da tarifa promove uma economia significativa para o usuário. Exemplos: a tarifa que deveria ser R$4,70, com o auxílio, custa R$3,35, o que representa uma economia de R$1,35. A passagem que deveria custar R$5,50 foi mantida no valor de R$3,95, uma diferença de R$1,55. A que passaria para R$6,60 continua custando R$4,70, pois o município complementa com R$1,90. A passagem de R$8,25 também não alterou no bolso do usuário, permaneceu em R$5,90, uma diferença de R$2,35. No caso da tarifa que seria elevada para R$10,75, o usuário continua pagando R$7,70, uma economia de R$3,05. E a tarifa que deveria subir para R$14,00, com o subsídio, permanece em R$ 10,00, ou seja, R$4,00 mais barata.

De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, além da redução dos valores da tarifa para a população de Ouro Preto e distritos, o subsídio permite que as empresas ampliem suas frotas com a criação de novas linhas, melhorando a prestação dos serviços prestados e a fiscalização dos horários em tempo real.

 

Mês de Referência

Receita mensal do Consórcio Rota Real

Porcentagem do subsídio pago pela Prefeitura

Subsídio pago pela Prefeitura

Janeiro

R$1.064.353.39 

39,7%

R$422.548.30

Fevereiro

R$1.193.324.29 

39,7%

R$473.749.74

Março

R$1.417.692.89 

39,7%

R$562.824.08

Abril

R$1.212.273.50

39,7%

R$481.233.27

Maio

R$1.408.104.60 

39,7%

R$559.017.37

Junho

R$1.391.331.60

39,7%

R$552.358.65

Julho

R$1.314.903.55

39,7%

R$5.22.016.71

TOTAL

R$9.001.983,82

39,7%

R$3.573.748,12

 

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Prefeitura de Ouro Preto paga quase 40% da tarifa do transporte público

Para manter acessível o preço das tarifas do transporte coletivo, a Prefeitura de Ouro Preto assume todos os meses, junto ao Consórcio Rota Real, a diferença do índice de reajuste. A medida está prevista na Lei 1269/22 e é uma iniciativa implantada pelo prefeito Angelo Oswaldo. Com isso, o município repassa ao Consórcio um percentual de 39,07% sobre o montante das tarifas pagas pelo usuário, o que representa a diferença da correção. Há, pelo menos, três anos não ocorrem reajustes nas tarifas.

O repasse é feito pela Secretaria de Segurança e Trânsito de Ouro Preto que utiliza a receita das empresas e, com base na arrecadação, é feito o pagamento do diferencial como subsídio. De janeiro a julho deste ano, a receita do Consórcio foi de R$9.001.983,82. A partir deste valor, foi aplicado o percentual de 39,7% que seria o índice de reajustes acumulados e não repassados ao usuário. A Prefeitura de Ouro Preto assumiu no primeiro semestre de 2023 o valor de R$3.573.748,12, que seria pago pela população.

O Consórcio Rota Real gerencia 43 linhas de ônibus do transporte coletivo em Ouro Preto e distritos. O subsídio não tem um valor fixo, porque o percentual é feito com base no número de usuários do serviço e, muitas vezes, há variação para mais ou para menos.

A complementação da tarifa promove uma economia significativa para o usuário. Exemplos: a tarifa que deveria ser R$4,70, com o auxílio, custa R$3,35, o que representa uma economia de R$1,35. A passagem que deveria custar R$5,50 foi mantida no valor de R$3,95, uma diferença de R$1,55. A que passaria para R$6,60 continua custando R$4,70, pois o município complementa com R$1,90. A passagem de R$8,25 também não alterou no bolso do usuário, permaneceu em R$5,90, uma diferença de R$2,35. No caso da tarifa que seria elevada para R$10,75, o usuário continua pagando R$7,70, uma economia de R$3,05. E a tarifa que deveria subir para R$14,00, com o subsídio, permanece em R$ 10,00, ou seja, R$4,00 mais barata.

De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, além da redução dos valores da tarifa para a população de Ouro Preto e distritos, o subsídio permite que as empresas ampliem suas frotas com a criação de novas linhas, melhorando a prestação dos serviços prestados e a fiscalização dos horários em tempo real.

 

Mês de Referência

Receita mensal do Consórcio Rota Real

Porcentagem do subsídio pago pela Prefeitura

Subsídio pago pela Prefeitura

Janeiro

R$1.064.353.39 

39,7%

R$422.548.30

Fevereiro

R$1.193.324.29 

39,7%

R$473.749.74

Março

R$1.417.692.89 

39,7%

R$562.824.08

Abril

R$1.212.273.50

39,7%

R$481.233.27

Maio

R$1.408.104.60 

39,7%

R$559.017.37

Junho

R$1.391.331.60

39,7%

R$552.358.65

Julho

R$1.314.903.55

39,7%

R$5.22.016.71

TOTAL

R$9.001.983,82

39,7%

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